quinta-feira, 5 de março de 2009

Trabalhei com o grupo uma técnica que possibilita o entendimento das necessidades emergentes do individuo, possibilitando insights. Trata-se de um modelo investigativo, criado por Walter Trinca, chamado desenho-história.
O procedimento técnico é o seguinte: pede-se que a pessoa realize uma série de cinco desenhos livres. Cada um deles é um estimulo para que se conte uma história associada livremente. E posteriormente dá-se o título da história. Portanto, são cinco desenhos, cinco histórias e cinco temas, seguindo a ordem desenho-história-tema.
Nos dois primeiros desenhos, a pessoa costuma fazer algo que lhe é familiar, e via de regra expressa a maneira como se apresenta ao mundo. O terceiro desenho aparece como conflito central, de certa maneira a pessoa expressa qual é a sua questão principal neste momento da vida, pode ser uma angústia predominante. Nas duas últimas produções, a pessoa expressa as saídas encontradas e desejadas para resolver seu conflito.
A aplicação foi bacana, o grupo participou sem tanta resistência. No momento das discussões surgiram alguns questionamentos, mas de maneira geral, as pessoas não apenas aceitaram o retorno dado por mim e pelos colegas, como também se esforçaram por buscar um entendimento a respeito do que foi proposto e disposto na atividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário