domingo, 21 de dezembro de 2008

ASSERTIVIDADE – NÃO ASSERTIVIDADE – AGRESSIVIDADE.

Na dependência química e especialmente neste grupo são intensos os comportamentos impulsivos. Dentro da programação de Narcóticos Anônimos sugere-se o discernimento quanto a posturas assertivas, pois são facilitadores na transformação de um comportamento agressivo e hostil.
Para trabalhar este tema, foram elaboradas algumas frases específicas e distribuídas entre os participantes, que deveriam ler e falar a respeito. Entre o discurso de cada um, os outros participantes opinaram, falaram de suas identificações e vivencias em relação ao que era dito.
Abaixo serão relacionadas as frases mencionadas:

*Você não está sendo assertivo quando deseja que alguém adivinhe aquilo que quer ou que pensa.
*Assertividade é ser honesto ao falar dos próprios sentimentos, dando preferência a frases iniciadas com “eu”.
*Você está sendo agressivo quando utiliza mensagens que rotualm e culpabilizam, sendo sarcástico e superficial. O que importa não é aquilo que é dito, mas a forma como é dito.
*Você está sendo assertivo quando presta atenção no seu tom de voz, fala de forma compreensível, toma cuidado com gestos que enfatizem suas palavras.
*Você está sendo agressivo quando exige favores, quando impõe tua palavra, intimidando o outro. “A melhor defesa é o ataque”.
*Você tem o direito de exprimir necessidades, vontades, sentimentos e idéias. Se faz de maneira assertiva, abre um caminho para relações honestas e saudáveis.
*Quando fazemos escolhas e tomamos decisões construtivas estamos sendo assertivos, assim melhoramos nossos relacionamentos.
*O contrário disto é utilizar mentiras, agir na impulsividade, não refletir sobre o que realmente seria melhor.
*Você é assertivo quando escolhe tuas próprias atividades e se responsabiliza pelas tuas emoções.
*Você não estará sendo assertivo se agir na raiva, tomando decisões precipitadas. As emoções limitam e condicionam nossas decisões.

O objetivo em discutir estes conceitos foi o de aplicá-los nas relações e atitudes diárias e a atividade foi muito proveitosa porque propiciou uma tomada de consciência, onde os participantes conseguiram identificar no próprio comportamento posturas agressivas e não assertivas, sendo que a motivação para mudar, pra transformar estes comportamentos foi alcançada.
Um dos participantes apresenta constantemente oscilações de humor e reage muitas vezes com ameaças violentas, que vão contra ao que ele prega em relação a princípios religiosos. Para ele em especial, foi angustiante notar o quanto tem a melhorar.O processo de mudanças é muito árduo para eles, pois precisam abrir mão do que mais lhes dão prazer, que é a droga. Para mim é uma missão e tanto levar uma mensagem de encorajamento e esperança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário